sexta-feira, 27 de junho de 2014

Perpétuo Socorro


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Comemoração em 27 de junho

Um dos principais santuários de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é o 1º no país a receber a réplica do ícone de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

“Um presente para Campo Grande. Assim é considerada a réplica da imagem ícone da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que ficará no Santuário da Diocese, situado na Avenida Afonso Pena. O quadro banhado a ouro foi trazido para a Capital durante o 1º Congresso Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, realizado em maio deste ano.
http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/capital-sera-a-1a-do-pais-a-ter-replica-de-imagem-de-perpetuo-socorro

Origem do título

Havia na ilha de Creta um quadro da Virgem Maria muito venerado pela população devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma.

Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria e logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano.

Algum tempo depois o ladrão sacrílego faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja. O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento.

Em meados do s6culo XIX, o papa Pio IX chamou a Roma os padres Redentoristas, que se estabeleceram no antigo convento dos Agostinianos, no local onde existira a igreja de São Mateus. Foi então que um dos religiosos encontrou documentos relativos a uma imagem da Virgem Maria, famosa pelos grandes milagres que realizava. Após muita procura o quadro foi encontrado por uma revelação especial de Nossa Senhora.

Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro". De seu trono no Monte Esquilino a devoção se irradiou por todo o planeta. No Brasil esta invocação de Maria chegou no final do século passado com os padres da Congregação do Santíssimo Redentor que aqui se estabeleceram em 1893.

A ilha de Creta esteve durante muitos séculos dominada pelos muçulmanos, que destruíram muitos documentos cristãos, por isso nada se descobriu sobre a origem do milagroso ícone, nem mesmo na igreja onde ele era venerado antigamente. É uma pintura sobre madeira, em estilo bizantino, onde se enlaçam a arte e a piedade, a elegância e a simplicidade. Dizem os entendidos que deve ser uma das diversas cópias do retrato da Virgem Santíssima feito por São Lucas e que o pintor era grego, porque são helênicas as letras das inscrições.

Quanto ao titulo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi a própria Virgem que o usou, falando à menina a quem apareceu; ou porque fosse esse o título da imagem invocada em Creta, ou porque desejasse ser venerada com este nome daí por diante.(MEGALE, Nilza. Invocações da Virgem Maria no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 381-382)

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Imagem: Réplica do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário